A transição energética exige mudanças
Descrição do post.
Karin Weber de Freitas Correa
2/28/20256 min read


Conforme Roberto Verganti, em uma de suas palestras:
“Se perguntarmos as pessoas qual a inovação com maior impacto no mundo nos últimos séculos, a resposta provavelmente será a lâmpada, ou a eletricidade!”
Quando as primeiras fontes de energia foram criadas, ter uma ou duas opções de fonte de geração era já algo extremamente promissor e positivo.
Não se pensava o quanto ela seria sustentável ou por quanto tempo teríamos aquela fonte disponível, mas sim em como poderíamos ter mais energia para avançar mais processos e desenvolvimento.
Hoje, com o aumento exponencial da demanda por energia no mundo, o que nos permite avançar em tecnologia, viver em locais inóspitos (extremo frio e extremo calor), etc, não somos mais dependentes de um ou dois tipos de fontes de energia.
As “lâmpadas” do mundo são acesas através de sistemas interligados de transmissão e distribuição de elétrons. Elétrons esses advindos das mais diversas fontes, renováveis ou não: nuclear, combustível fóssil, gás natural, biomassa, eólica, solar, hídrica, e as muitas variantes que essas fontes possuem em termos de tecnologia, localização, etc.
O que muda no mundo é o percentual que cada uma dessas fontes representa na matriz energética de cada País e cada Estado.
Mas quando se fala em aquecimento global, transição energética, etc, ficamos todos esperando A GRANDE SOLUÇÃO, cada um defendendo suas fontes e seus interesses, incluindo interesses políticos e econômicos.
Em se tratando do tema TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, buscamos a SOLUÇÃO MÁGICA que resolveria todos os problemas do mundo.
Tipo uma “capsula de café”: apertamos o botão ao usar ela e voa-lá, sem "esforço" temos o café predileto na nossa xícara, mesmo que nessa "capsula mágica" não haja a avaliação da sustentabilidade a médio e longo prazo.
Mas como diz Roberto Verganti, ao tratar de inovação, muitas vezes a "BIG" idéia está na nossa frente e não vemos. Mas não vemos não por que está escuro e sem idéias, nos dias de hoje não vemos justamente porque há muitas idéias, ou no comparativo que quero trazer aqui, muitos tipos de fonte de energia dizendo que são “A” solução para o mundo novo.
E isso existe justamente porque vivemos em um mundo onde o desenvolvimento pode ser compartilhado, as idéias e os avanços tecnológicos podem ser difundidos e usados em outras partes do mundo.
A exemplo da geração eólica off shore, que é realidade em alguns países da Europa e está vindo com toda a força para a implantação no Brasil haja vista nosso potencial gigante de geração.
Então, se temos tantas possibilidades de fontes de energia renovável e com alta tecnologia, vamos abrir mão das fontes que usamos no passado?
Aí é que está a questão!
Se olharmos só para o elétron que precisamos, convertido em MW ou GW, sem entender do sistema elétrico, sem entender do papel de cada fonte na nossa demanda atual e na demanda futura, podemos até dizer que sim, mas se olharmos para o significado de cada fonte para o sistema teremos que falar em TRANSIÇÃO ENERGÉTICA.
Transição: substantivo feminino, “1. Passagem de um lugar, estado ou assunto para outro; ato ou efeito de transita = MUDANÇA e/ou 2. Momento intermediário de um processo de evolução ou de transformação”
Antigamente as fontes de energia produziam luz, e se faltasse energia por problemas na fonte ou na transmissão e distribuição, poucas consequências aconteceriam em nossas vidas.
Hoje as fontes de energia :
· dão segurança para as cadeias produtivas (manutenção das indústrias),
· geram saúde em hospitais, laboratórios, postos de vacinação (mantendo refrigeração),
· garantem a preservação de alimentos,
· garantem o modo de vida em lugares extremamente frios ou extremamente quentes,
· mantém nossa comunicação e nossa conexão (você está lendo esse texto porque eu tinha energia para manter meu note e internet e você tem energia para seu note/ celular e internet),
· mantém nosso sistema de transporte aéreo seguro (pois as torres de comando, por exemplo, não existiriam sem fonte de energia)
· etc etc etc
Você já entendeu onde eu quero chegar...
Não basta só saber quem e como vamos produzir energia, ou, no caso atual, saber se a fonte é renovável ou não, é preciso entender qual o papel daquela fonte naquele País, Estado, ou atividade econômica.
Ou seja, para falar em TRANSIÇÃO ENERGÉTICA não precisamos só falar em mudança de fonte, precisamos entender para cada local qual o significado de cada fonte e como os recursos de cada fonte podem e devem ser utilizados.
Sem entender qual o SIGNIFICADO de cada fonte no sistema elétrico estaremos comparando nem se quer “bananas com laranjas”, que em comum são alimento, são doces e são frutas, mas sim estaremos comparando “laranjas com salmão”, que em comum são só alimentos.
Cada fonte tem seu significado e é na complementariedade DE TODAS AS FONTES que teremos TRANSIÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA.
Ou você quer só transição energética sem segurança, tendo que usar velas e lanternas ou lampião a gás e a querosene quando faltar luz, como nossos avós faziam?
E o que isso tem relação com a foto desse card?
Bem, temos que olhar para A MAIS ANTIGA FONTE RENOVÁVEL E LIMPA DE ENERGIA DO MUNDO, e entender seu significado!!
Não, ela não tem significado apenas baseado nos impactos negativos que são avaliados nos Estudos Ambientais de licenciamento! Esse significado foi difundido e divulgado quando não estávamos falando de transição energética, quando não estávamos falando de sustentabilidade, e quando o comparativo era criar uma reservatório para produzir energia ou furar um poço de petróleo ...
E essa conta, onde furar um poço de petróleo parecia ser melhor para o "meio ambiente", considerando o número de emissões atual, já sabemos onde foi parar...
Mas quando falamos de significada não se trata só de falar sobre os benefícios das hidrelétricas, que são amplamente conhecidos: melhora do IDH dos municípios envolvidos, ampliação da preservação das matas de APP e de outras áreas de reposição e compensação florestal, geração de conhecimento científico e técnico ambiental da região onde são inseridas, monitoramento da qualidade da água, dados de vazão, controle de cheias, etc.
SE TRATA DE ENTENDER QUE HIDRELÉTRICAS POSSUEM UM SIGNIFICADO PARA A SOCIEDADE MUITO MAIOR DO QUE A GERAÇÃO DE ENERGIA, MAS É A GERAÇÃO DE ENERGIA QUE “BANCA” ESSA CONTA.
Porque não existe almoço grátis, nem desenvolvimento sustentável ou mesmo dignidade humana sem recursos.
O que precisamos, e na transição energética não é diferente, é usar esses recursos, naturais, financeiros e humanos com assertividade, sustentabilidade estratégica e ética.
Portanto, para falarmos de TRANSIÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA precisaremos mudar, e não tem como começar essa mudança sem entender o SIGNIFICADO das hidrelétricas.
HIDRELÉTRICAS SIGNIFICAM:
· SEGURANÇA ENERGÉTICA COM GERAÇÃO LIMPA E RENOVÁVEL
· GERAÇÃO DE ENERGIA FIRME BARATA
· APROVEITAMENTO DE POTENCIAIS ONDE NORMALMENTE NÃO HÁ OUTRAS FONTES RENOVÁVEIS DISPONÍVEIS
· POSSIBILIDADE DE VÁRIOS USOS MULTIPLOS DO RESERVATÓRIO: ABASTECIMENTO HUMANO, LAZER, COGERAÇÃO COM OUTRAS FONTES COMO GERAÇÃO FOTOVOLTAICA FLUTUANTE, HIDROGÊNIO VERDE, ETC.
· AUMENTO DO IDH DOS MUNICÍPIOS
· AUMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DO ECOSSISTEMA DA REGIÃO
· INCREMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA REGIÃO
· GERAÇÃO DE EMPREGO DIRETO E INDIRETO (NÃO SÓ NA USINA, MAS EM TODA A CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA DESSE TIPO DE GERAÇÃO)
· POSSIBILIDADE DE CONTROLE DE CHEIAS, OU DE REDUÇÃO DA VELOCIDADE DA ÁGUA EM GRANDES PRECIPITAÇÕES, COM ACIONAMENTO DE ALERTAS PARA A DEFESA CIVIL E POPULAÇÃO REGIONAL
ENTRE OUTROS
Não se trata só de energia limpa e renovável, se trata de entender o que cada fonte renovável significa para a sociedade.
Se não for assim, não estaremos falando de transição, estaremos falando de mudança sem medir consequências.
Como diz Roberto Verganti, o significado é a direção, é o porquê inovamos.
Na transição energética as Hidrelétricas precisarão existir e se manter ativas por um outro significado maior do que a geração de energia em si e seus benefícios, elas precisarão existir para a nossa segurança!
E a sociedade precisa saber disso!
E nossos projetos de hidrelétricas precisam abordar e tratar desse significado, que não é novo, mas não era assim tão relevante quanto é nesse nosso mundo em transição!
O significado sempre esteve lá, mas ele é gritante para a transição energética, e por isso não podemos abrir mão das hidrelétricas, mesmo que em termos de MW tenhamos outras fontes com aparente potencial maior.
“Em um mundo inundado de idéias, não precisamos de mais idéias, muitas vezes precisamos curar as idéias que usamos para interpretar a vida.” – Roberto Verganti
